segunda-feira, 18 de julho de 2016

JUVENAL, O SAPO QUE NUNCA SE DÁ MAL


Essa é a história de Juvenal, O sapo que nunca se dá mal. Juvenal morava numa lagoa, e sempre ouvia os bichos reclamando dos filhos do fazendeiro que morava do outro lado do morro. Eram três moleques sardentos, mal educados e malvados, que passavam o dia todo atrás de algum bicho pra judiar.
Uma vez pegaram Holandesa a vaca, e a obrigaram a tomar um balde de café. Pra quê?! Pra que ela desse leite com café. Outro dia queriam que Mafalda, a galinha mais querida da fazenda, tomasse água quente para botar ovos cozidos, ora vejam... e as notícias se espalhavam e todos s animais tinha medo desses meninos.
Mas certo dia, estava Juvenal tranquilamente tomando um solzinho perto da lagoa, quando aparecem eles, os meninos malvados, o mais novo logo pega Juvenal e diz:
-Vamos, vamos, vou furar o couro dele!!!!!!
-Furar meu couro, disse Juvenal com ar de riso, você é meio bobinho não é? Por acaso já ouviu falar de alguma tesoura ou mesmo faca que fure couro de sapo? E deu uma longa risada.
O irmão mais novo ficou cabisbaixo e entregou Juvenal ao irmão do meio. Que logo ao pegar Juvenal foi dizendo:
-Hummm, pois então vou te jogar dentro de uma fogueira e quero só vê!!!!
Juvenal deu uma risada e disse: - Fogueira? Por acaso acha que fogo machuca minha pele? Ai, ai, ai! Você também é meio bobinho não é? E voltou a rir sem parar.
Foi quando o irmão mais velho pegou Juvenal pela perna e disse: - Já sei! Vou jogá-lo no meio da lagoa. Juvenal então se desesperou, chorou, pediu, implorou.
-Por favor menino bonzinho!!!!! Não me jogue na lagoa, vou morrer afogado, e eu morro de medo d’água, por favor, por favor me jogue na fogueira, me fure faça qualquer coisa mas água não!!!!!!E chorou desconsoladamente.
Foi aí que o irmão mais velho, segurando Juvenal pela perna, rodou sobre a cabeça e o atirou bem no meio da lagoa...
Juvenal deu um longo mergulho, e apareceu do outro lado indo as gargalhadas...
-Rá, rá, rá, rá, rá, vocês são todos bobinhos, aliás são bobões, por acaso já ouviram falar de sapo com medo d’água?
E Juvenal ria tão alto que todos os bichos vieram saber o que acontecera, então Juvenal contou o que ocorreu e todos os bichos caíram na risada. Os três irmãos ficaram tão envergonhados que se trancaram por uma semana dentro de casa e sempre que saiam os bichos começavam a rir deles, e desde então nunca mais os irmãos judiaram de nenhum animal.
Ah e Juvenal, continua na lagoa, nadando e cantando, e sempre que alguém pergunta da história do medo d’água ele responde:
-Eu sou o Sapo Juvenal! O sapo que nunca se dá mal!!!


(Reconto a partir do conto Sapo com medo d’água )

Anna Celina

Nenhum comentário:

Postar um comentário